Re: [shell-script] Script para Limpar passwd e shadow

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Script para Limpar passwd e shadow
Date: Wed, 13 May 2009 11:16:31 -0300

Fala Thiago,
Um one-liner sem *loop* é sempre mais rápido. ;)

*grep -f <(cat ativos.txt | xargs -i echo ^{}) /etc/passwd*

Explico:
A opção* -f arquivo, *do* grep *pesquisa a expressão regular contida em
arquivo no /etc/passwd. Poderia ter simplesmente feito* grep -f ativos.txt
/etc/passwd, *porém preferi colocar um circunflexo antes de cada registro de
ativos.txt, de forma que a pesquisa fosse feita somente no inicio de cada
registro do /etc/passwd.

Para fazer isso usei a construção* <(...) *que executa um cmd em um arquivo
de named pipe temporário (/dev/fd/63) e usei o xargs que com a opção -i,
substitui o par de chaves por cada campo que veio do pipe (stdin).
--
Abração,
Julio