Re: [shell-script] dúvida /dev/zero

From: Eri Ramos Bastos
Subject: Re: [shell-script] dúvida /dev/zero
Date: Wed, 24 Jun 2009 08:50:15 -0300

Direto da Wikipedia:

"Em sistemas operacionais do tipo Unix, /dev/zero é um arquivo
especial que fornece quantos caracteres nulos (o NULL da tabela ASCII,
0x00; e não o caractere "dígito zero", "0", 0x30) forem lidos dele. O
fluxo de caracteres nulos gerado por este dispositivo pode, por
exemplo, ser utilizado para sobreescrever informações ou para gerar um
arquivo limpo de certo tamanho. O sistema BSD implementa memória
compartilhada através da função mmap, que mapeia o /dev/zero para a
RAM." - http://pt.wikipedia.org/wiki//dev/zero

De uma forma simples, quando você quer descartar alguma coisa, você
joga para /dev/null. Mas quando você quer _receber_ valores nulos para
fazer alguma coisa com eles (por exemplo gerar um arquivo vazio) você
pode ler à partir do /dev/zero.

Nesse script aqui [1] eu usei o /dev/zero dentro de um shell script
para simular o mkfile do Solaris no Linux.

[1] http://geek.linuxman.pro.br/codes/mkfile-for-linux

[]'s
Eri