Re: [shell-script] Quebra de linha

From: miranda
Subject: Re: [shell-script] Quebra de linha
Date: Mon, 14 Dec 2009 15:26:24 -0200

Primeiro vamos contar em quantas linhas teremos que fazer a operação
LINHAS=$(grep -c ^[0-9]- undoc.txt)
como exemplo estou usando o arquivo undoc.txt

E a mágica vem agora :(depois destrinchamos a linha)
vi undoc.txt<<FIM
[[^[qa/^[0-9]-^MkJ^[qu${LINHAS}@a^[:wq^M
FIM

os caracteres ^[  e  ^M  são obtidos no bash
teclando ^v antes de ESQ  e ENTER
( pode ser que seja necessário fazer com que o bash seja executado
com as features do vi . O meu está assim . Pode ser então que seja
necessário antes executar
set -o vi  do prompt )

Destrinchando a linha :
[[  Vai para começo do arquivo
^[qa   Coloca em "recording" guardando em a
/^[0-9]-^M  procura ocorrencia dessa expressão
k  Vai para linha anterior
J  junta a linha de baixo com a atual
^[q  termina o "recording"
u desfaz a ultima operação