Re: [shell-script] Enviar comando de um shell para o outro

From: Kurt Kraut
Subject: Re: [shell-script] Enviar comando de um shell para o outro
Date: Mon, 4 Jul 2011 12:45:28 -0300

Aloha,

Eu sugiro ao poster inicial da dúvida e aos demais aqui do grupo o pacote
curlftpfs (empacotado no Ubuntu). Ele monta a pasta remota FTP no sistema de
arquivos locais. Então todos os comandos que estamos acostumados para
manipular arquivos (ls, cat, wc, touch, rm, mv grep etc.) podem ser usados
em arquivos remotos via FTP sem ter que utilizar nenhum comando deste
protocolo.

A performance de I/O é baixíssima, mesmo se o servidor estiver em LAN pois o
curlftpfs parece não fazer cache. Já que FTP é um protocolo 'noisy', boa
parte do tempo é gasto em transações/comandos em FTP do que em
transferências de arquivos propriamente. Portanto, se seu script precisa
concluir ou gerar outputs rápidos, não é a melhor solução. Mas ele cumpre o
que promete e é confiável.

Abraços,

Kurt Kraut