Re: [shell-script] Relatorio de Quebra

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Relatorio de Quebra
Date: Sat, 9 Jul 2011 13:46:21 -0300

Fala Guilherme,
não sei se é a mais eficiente, mas é a mais rápida para programar.
Primeiramente vou montar um arquivo de teste:

$ seq -w 27 | xargs -i echo campo{} | paste -d "" - - - > arq.teste

Será que ficou legal?

$ cat arq.teste
campo01campo02campo03
campo04campo05campo06
campo07campo08campo09
campo10campo11campo12
campo13campo14campo15
campo16campo17campo18
campo19campo20campo21
campo22campo23campo24
campo25campo26campo27

Acho que ficou, né? Seu arquivo de entrada deve ser algo assim...

Então vamos imprimi-lo, preenchendo cada campo à esquerda até completar 10
caracteres:

$ paste <(cut -c -7 arq.teste) <(cut -c 8-14 arq.teste) <(cut -c 15-
arq.teste) | xargs -L1 printf "%-10s %-10s %-10s\n"

Isso senhores é a magia do shell. Criamos uma massa de teste com somente uma
linha de código e listamos o arquivo gerado, formatando-o, em somente uma
linha de código. E tem gente que diz que shell não presta!

Espero ter ajudado. Para entender e não repetir como um papagaio, veja aqui
no botequim:

xargs<https://wiki.softwarelivre.org/TWikiBar/TWikiBarBirinaite#Passando_par_metros_com_xargs>
paste<https://wiki.softwarelivre.org/TWikiBar/TWikiBarPapo003#Se_tem_cut_tem_paste>
printf<http://wiki.softwarelivre.org/TWikiBar/TWikiBarPapo009#Envenenando_a_escrita>

  Cordialmente,

Julio Neves
*Quer programar bem em Shell?
*

*Use este endereço de e-mail, o Skype ou ☎ (21)8112-9988 ☎*

*
*

**

*