funcionamento do "whatis"

From: vmlinuzbr
Subject: funcionamento do "whatis"
Date: Wed, 12 Oct 2011 19:46:13 -0000

Olá lista, hoje andei olhando o Advanced Bash-Scripting Guide[1], um exemplo
que usava o "whatis" para verificar se um programa existia ou não, porém este
teste nem sempre funciona, caso o programa esteja instalado e não tenha man
page, ao invés disso eu uso o "which". Ao informar o autor(Mendel Leo Cooper),
ele me disse:

"The "whatis" command does not reference the man pages. Instead it searches the
whatis database."

Não me conformei com a resposta, pois não é isso que a man do whatis fala.

E agora, alguma opinião a respeito?

Abraços.