cuidado ao fechar a saida padrão

From: Tiago Peczenyj
Subject: cuidado ao fechar a saida padrão
Date: Tue, 17 Jan 2012 14:23:31 -0200

Povo

eu prefiro fechar a saida padrão do que redirecionar para /dev/null,
ou seja, ao inves de fazer

comando >/dev/null 2>&1

eu faço

comando >&- 2>&-

o motivo para isso é performance: percebi que alguns scripts ficam
sensivelmente mais rapidos assim.

Entretanto existe uma grave penalidade. Alguns programas podem acusar
erro caso a saida padrão esteja fechada. Por exemplo se eu quero
testar se dois arquivos são iguais

if diff -s a.txt b.txt ; then
   echo "sao iguais"
else
   echo "sao diferentes""
fi

se eu fechar a saida padrão vou cair apenas no else. apenas
redirecionando para /dev/null isso se "resolve". Eu, pessoalmente, vou
fechar a saida padrão e de erro apenas quando precisar (se o script
estiver lento) para evitar esse tipo de problema que as vezes é chato
de descobrir.

Abraços

Tiago

--