Máscada de entrada ou validar dados

From: Rodolpho Costa Stach
Subject: Máscada de entrada ou validar dados
Date: Wed, 25 Jan 2012 16:09:35 -0200

Pessoal boa tarde estou tentando fazer um script com um dialog, para
adicionar endereços reservados no arquivo de configuração do dhcpd mas
quero evitar que o usuário faça uma eventual caca no arquivo, então
gostaria de saber é se com o dialog (não tem interface gráfica na máquina
dae usei ele, o server é um opensuse se souberem de outro bom e que seja
simples de implementar aceito dicas, bem voltanto ao assunto) se tem como
eu usar uma máscara de entrada no endereço MAC e IP, no IP eu já pensei em
deixar fixo o endereço de rede e deixar um campo bem pequeno para o usuário
colocar só o da máquina, mas assim ele só funcionaria nessa rede e
modificar seria mais trabalhoso. Se tiver como validar os dados tb pode
ser, por exemplo evitar que o usuário copie a máscara no padrão apresentado
no windows com hífen ( 00-00-00-00-00-00-00-E0 ) e cole lá... e colocar o
ip sem ponto etc...

Segue o código
http://pastebin.com/AqUrRBUp

Desde já obrigado!