Re: [shell-script] Máscada de entrada ou validar dados

From: Rodrigo Boechat
Subject: Re: [shell-script] Máscada de entrada ou validar dados
Date: Thu, 26 Jan 2012 02:59:54 -0200

Boa madrugada!

Fiz um exemplo para validar o IP, já que não consigo imaginar o tipo de
entrada que você quer para o MAC.
Link para a bagaça: http://pastebin.com/WfXya532

Seguem os testes que eu fiz:

ipValido="111.111.111.111"
ipForaDeRange="300.111.111.111"
ipForaDeRangeDois="111.256.111.111"
ipFormatoErrado="222.2222.222.222"
ipFormatoErradoDois="1.2.3.4a"
ipFormatoErradoTres="1.23.4"

validarIp $ipValido
validarIp $ipForaDeRange
validarIp $ipFormatoErrado
validarIp $ipFormatoErradoDois
validarIp $ipFormatoErradoTres

Aqui todos deram o retorno esperado.

Para o MAC, você pode seguir a mesma ideia.
A questão é que MAC envolve números hexadecimais; de 0 a F, se não me
engano.

É isso. Espero ter ajudado a clarear seus pensamentos.
:)

Rodrigo Boechat