Pegar o caminho onde se encontra o diretório "Desktop"

From: meulinux
Subject: Pegar o caminho onde se encontra o diretório "Desktop"
Date: Tue, 13 Mar 2012 15:33:58 -0000

Olá pessoal

Queria colocar numa variável o caminho do diretório da pasta Desktop do
usuário. O meu eu renomeei para Desktop, mas tem computadores que ainda estão
como no padrão: Área de Trabalho, ou pode até ser outro nome personalizado,
então, no script eu tenho de criar um link no Desktop do usuário mas não sei
como fazer isso, se existe uma forma do ln -s ...$Desktop ou tenho de usar um
comando antes e armazenar numa variável, alguém pode me ajudar com isso?

Sim, não são duas perguntas, mas preciso também de colocar no Menu do Gnome via
script com ln -s ...

Agradeço muito.