Bloquear conta de usuário na rede PDC SAMBA

From: Márcio Keller
Subject: Bloquear conta de usuário na rede PDC SAMBA
Date: Mon, 12 Mar 2012 14:45:11 -0300

Olá pessoal, preciso criar um script que rode no logon dos usuários, este
script vai ter que comparar se o login do usuário que está fazendo logon
consta nesse arquivo.txt.

Se o login constar o script emite mensagem que a conta será bloqueada após
60 minutos.

Passado 60 minutos a rotina terá que ler novamente o arquivo e verificar se
o login ainda está lá, se estiver bloqueia o login

Fiz um teste apenas com um usuário que criei para teste:

for username in `cat usuarios.txt`
do
sleep 3600
pdbedit -c "[D]"
done

Obs: isso é apenas um começo, comprei os livros do Júlio e estou devorando
para aprender a programar em shell, confesso que como Adm Linux
negligenciei o aprendizado desta poderosa ferramenta, só que estou sendo
pressionado a terminar esse script e ainda não possuo conhecimento para
esta tarefa.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Grato.