Re: [shell-script] [MODERAÇÃO] Redirecionando Pacotes.

From: MrBiTs
Subject: Re: [shell-script] [MODERAÇÃO] Redirecionando Pacotes.
Date: Tue, 19 Jun 2012 17:35:03 -0300

On 06/19/2012 12:34 , 빠는 Leonardo Goretti wrote:
> Vou tentar entender e dar uma ideia... deixe a informação chegar no seu
> servidor "de entrada" gateway ou firewall.... depois
> faça um  over dd com netcat...é com shellll ta. Host Origem -> dd bs=16M
> if=/dev/ aacds0s1a |bzip2 -c|nc 10.1.0.38 19000 Host
> Destino -> nc -l 19000|bzip2 -d|dd bs=16M of=/mnt/seuponto_aacd0s1a.dd com
> over ssh dd if=/dev/sda | ssh
> address@hidden "dd of=/dev/sdb" validando losetup /dev/loop0
> /home_mail/openacsBackup.img mount -t ufs -r -o
> ufstype=ufs2 /dev/loop0 /mnt/seuponto

Primeiro, eu prometo não comentar sobre os absurdos que lí acima, a não ser
sobre o trecho "é com shellll ta" (que foi o que
originou o texto abaixo)e somente citar os comandos utilizados.

Eu acho que as pessoas deveriam ir atrás de mais teoria de sistemas
operacionais. Em linhas gerais, sistemas operacionais modernos
tem seu kernel e uma camada que permite que o usuário comunique-se com suas
camadas mais baixas, que em sistemas Unix-like é
conhecida como shell.

Todo e qualquer comando enviado a um sistema Unix é feito nessa camada shell.
Então, não é "com shell, tá ?", mas sim sobre shell
ou num shell. Esse mesmo shell hoje tem várias implementações, como bash, dash,
ksh, csh, com comandos e características internas
e ferramentas ou programas auxiliares externos diferentes.

O escopo da lista é Programação Shell Script, ou seja, a linguagem que permite
automatização de tarefas em um determinado shell,
usando ou não ferramentas ou programas auxiliares, ou mesmo automatizando
tarefas administrativas, firewalls, transformações de
formatos de dados, tratamento de imagens e virtualmente tudo o que é possível
de se fazer em um sistema Unix e que é rotineiro,
repetitivo e chato.

A mensagem acima, que valeu a moderação do seu remetente, nada tem a ver com o
escopo da lista, embora todos os seus comandos
tenham sido executados sobre um shell, que não sabemos qual foi. Netcat, uma
ferramenta poderosíssima para trabalhos em rede, pode
e deve ser utilizada dentro de scripts. O dd é ferramenta corriqueira do
administrador de sistemas. SSH, então, é hoje o que nos
permite atender nossos clientes que estão em qualquer datacenter do mundo, em
qualquer lugar do mundo, de qualquer dispositivo. Eu
consigo fazer manutenções em clientes à partir do meu celular. O mount é um
comando importantíssimo. Ora, mesmo a inicialização de
qualquer serviço hoje, instalado de maneira padrão em qualquer linux moderno, é
feito através de um script shell que chama seu
daemon passando seus parâmetros.

Mas não é por causa disso que podemos desvirtuar a lista e discutir ferramentas
de rede. A pergunta inicial foi clara: como eu
redireciono pacotes ? Isso foge totalmente do escopo da lista. Se a pergunta
fosse algo como "tenho 2735 servidores diferentes e
uso o comando abaixo para redirecionar pacotes para eles, mas faço isso
manualmente, trocando o endereço dos servidores no
comando. Como faço para automatizar esse processo ?" essa seria uma pergunta
pertinente e até abriria espaço para que outras
ferramentas e soluções fossem apontadas, mas se seguirmos esse sofismos de que
"se roda sobre shell então é discutível numa lista
de linguagem de programação shell script", então troquemos o escopo da lista
para administração geral de sistemas operacionais e
suas ferramentas e vamos falar sobre Linux, FreeBSD, Mac OSX, Windows, netcat,
iptables, dd, mount, lvm, nagios, snort, klondike
para Linux, KDE, Gnome, e tudo o mais, e vamos ver quanto tempo essa mixórdia
dura.

Palavras de um dos Moderadores. Graças a Linus Torvalds.

- --

LLAP

.0. MrBiTs .'. - address@hidden
..0 GnuPG  -