Desempenho ao checar se string existe em arquivo de texto

From: Fernando Mercês
Subject: Desempenho ao checar se string existe em arquivo de texto
Date: Tue, 23 Dec 2014 23:36:39 -0200

Amigos,

Num script que acabei de fazer [1] tenho um arquivo de texto que é uma lista de nomes de usuário (um por linha). E quero checar se eles existem no sistema. Fiz deste jeito:

while IFS= read i; do
grep -qm1 "^$i:" /etc/passwd && echo "$i matches with an existent user. Be careful!"
done < "$outfile"

Mas este "$outfile" é muito grande. Milhares de linhas e demora um pouco. Alguma ideia pra otimizar?

Grato e feliz natal! :)

[1] https://gist.github.com/merces/0a4d2272d79d00cc0fe1

Att,

Fernando Mercês
Linux Registered User #432779
www.mentebinaria.com.br
"Ninguém pode ser escravo de sua identidade; quando surge uma possibilidade de mudança é preciso mudar". (Elliot Gould)