Re: [shell-script] alteração parcial de string numérica

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] alteração parcial de string numérica
Date: Sun, 5 Feb 2017 10:14:41 -0200

Com certeza o grupo vai lhe dar dezenas de soluções distintas para fazer isso. Vou dar uma, que é usando o cmd sed:

$ sed 's/^..../2011/' <<< 19110720
20110720

Ou:

$ sed -r 's/^.{4}/2011/' <<< 19110720
20110720

Em ambos usei Expressões Regulares (que precisas aprender, pois servem para todas as linguagens), onde o circunflexo marca o início da linha e o ponto significa qq caractere. O Número entre chaves é a qdt de vezes que o átomo anterior (no caso o ponto - qq caractere) ocorre.

Abcs,
Julio

Damos treinamento em sua empresa por
um preço,
no mínimo, 50% mais barato que qualquer curso,
com certificado e nota fiscal.

​​
Nosso time de instrutores in company é formado somente por
autores
​ ​
de Best Sellers
​ ​
​laureados ​sobre os temas. P. exemplo:

Shell básico e Programação em Shell Julio Neves
Bacula Heitor Medrado
Zabbix Adail Host
Produção Gráfica e Videografismo Cadunico