[shell-script-pt] Diretórios inacessíveis em um pendrive formatado com o

From: Jamenson Ferreira Espindula de Almeida Melo
Subject: [shell-script-pt] Diretórios inacessíveis em um pendrive formatado com o sistema de arquivos exFAT
Date: Sat, 21 Dec 2019 20:26:57 -0300

Saudações a todos.

Surgiu mais um desafio para mim.

Preciso salvar grande quantidade de arquivos em um pendrive formatado
com o sistema de arquivos exFAT.

Ocorre que o aplicativo "rclone" está gerando erros de entrada e saída
ao tentar salvar arquivos em alguns diretórios. Também percebi que,
quando tento acessar alguns diretórios, os mesmos estão inacessíveis e
dá os mesmos erros de entrada e saída.

Então, a título de teste, fiz o seguinte: renomeei (no lugar de
apagar) dois dos tais diretórios que estavam dando erro (para algo do
tipo nome do diretório-erro) e tentei novamente copiar. Deu certo. Os
diretórios tem nomes bem variados, com espaços em branco, letras
maiúsculas e minúsculas e até alguns caracteres especiais.
Infelizmente, no momento, não posso normalizar os nomes, sob pena de o
"rclone" baixar novamente todos os arquivos (preciso deixar os nomes
tal qual estão no armazenamento remoto, ao menos por enquanto).

Usando o comando "find", tentei acessar os diretórios:

find /local/dos/diretórios -type d -print0 -exec ls -l {} \; 2> find.log

No arquivo "find.log", tentei isolar somente o nome dos diretórios que
estavam inacessíveis e dando erro:

grep find find.log | cut -f2 -d":"

Agora, preciso renomear cada diretório (em número de noventa e seis)
para algo do tipo "nome do diretório-erro". Tentei passar a saída para
o "xargs", o qual, por padrão, ecoa todos as linhas passadas a ele
como entrada. Só não sei como mandar renomear o que o "xargs" receber
como entrada.

Alguma ideia?

Desculpe-me a longa mensagem. Também não me julguem mal: não estou com
preguiça de pesquisar. É que estou sem tempo mesmo. Como Advogado, as
vezes a coisa fica bem estranha.

Obrigado desde já.

Jamenson Ferreira Espindula de Almeida Melo
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil
Usuário GNU/Linux nº 166197
https://linuxcounter.net/cert/166197.png

Impressão digital da chave PGP:
234D 1914 4224 7C53 BD13  6855 2AE0 25C0 08A8 6180