[shell-script-pt] Paralelismo com o "GNU xargs"

From: Jamenson Ferreira Espindula de Almeida Melo
Subject: [shell-script-pt] Paralelismo com o "GNU xargs"
Date: Wed, 25 Dec 2019 23:50:47 -0300

Saudações.

A minha dúvida parece um pouco fora do tópico desta lista.

Estou as voltas com um pendrive de dois terabytes de capacidade. Estou
tentando implantar nele um sistema de arquivos NTFS. Por causa do
tamanho da mídia, o processo tem sido demorado demais. Para se ter uma
ideia, mandei o comando "dd" encher de zeros o dito cujo. Após
impressionantes sessenta e nove horas de execução, tudo o que o
comando "dd" conseguiu foi transferir cerca de setenta gigabytes de
zeros.

Eu tive a ideia de usar o "xargs" para tentar acelerar esse processo.
Uma das funções do "xargs" é o paralelismo. Porém, não estou acertando
combinar "xargs" e "dd". Tentei o seguinte:

xargs --verbose --max-procs=0 --max-args=1 time dd if=/dev/zero \
of=/dev/sdb bs=100M conv=sync

xargs --verbose --max-procs=0 --max-args=1 sh -c 'time dd if=/dev/zero \
of=/dev/sdb bs=100M conv=sync'

time xargs --verbose --max-procs=0 --max-args=1 sh -c 'dd if=/dev/zero \
of=/dev/sdb bs=100M conv=sync'

time xargs --verbose --max-procs=0 --max-args=1 bash -c 'dd if=/dev/zero \
of=/dev/sdb bs=100M conv=sync' bash

Alguém poderia, por gentileza, dar uma ideia?

Desculpe-me se a questão estiver parcial ou totalmente fora do tópico
desta lista.

Obrigado antecipadamente.

Jamenson Ferreira Espindula de Almeida Melo
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil
Usuário GNU/Linux nº 166197
https://linuxcounter.net/cert/166197.png

Impressão digital da chave PGP:
234D 1914 4224 7C53 BD13  6855 2AE0 25C0 08A8 6180