Re: [www-pt-br-general] Apresentação

From: Rafael Beraldo
Subject: Re: [www-pt-br-general] Apresentação
Date: Wed, 18 Feb 2015 15:39:38 -0200

OK, acabei de fazer algumas mudanças cosméticas nas traduções que
enviaram nessa conversa. Encontrei cinco coisas que gostaria de chamar
a atenção:

1. No cabeçalho de qualquer arquivo PO existe um campo comentado e uma
string assim:

># SOME DESCRIPTIVE TITLE
># Copyright (C) YEAR Free Software Foundation, Inc.
># This file is distributed under the same license as the PACKAGE package.
># FIRST AUTHOR <address@hidden>, YEAR.
>#
>#, fuzzy
>msgid ""
>msgstr ""
>"Project-Id-Version: PACKAGE VERSION\n"
>"POT-Creation-Date: 2008-02-06 16:25-0500\n"
>"PO-Revision-Date: YEAR-MO-DA HO:MI+ZONE\n"
>"Last-Translator: FULL NAME <address@hidden>\n"
>"Language-Team: LANGUAGE <address@hidden>\n"

A parte comentada deve ser preenchida à mão, a segunda parte é
automaticamente preenchida pelo seu editor de POs. A primeira parte
deve ser preenchida da seguinte maneira, por exemplo:

># Brazilian Portuguese translation of http://www.gnu.org/philosophy/bsd.html
># Copyright (C) 2006, 2007, 2008 Free Software Foundation, Inc.
># This file is distributed under the same license as the gnu.org article.
># João Silva <address@hidden>, 2006, 2008.
># Marcos Domingues <address@hidden>, 2007.

A primeira linha é a descrição ("Brazilian Portuguese translation
of..."). A segunda linha contém todos os anos em que o arquivo PO foi
editado. Nesse caso, a primeira tradução foi feita pelo João Silva em
2006. Depois disso, o Marcos Domingues fez algumas contribuições em
2007 e o João voltou a editar o arquivo em 2008. É importante
preencher esse cabeçalho para que a história do arquivo esteja
disponível no futuro.

A segunda parte, que é preenchida automaticamente pelo seu editor, não
pode estar marcada como fuzzy. "Fuzzy" significa que a tradução ainda
não está perfeita, precisa de mais trabalho.

Para mais informações, vejam:
https://www.gnu.org/software/trans-coord/manual/gnun/gnun.html#PO-Header

2. O formato PO usa aspas para delimitar as strings. Isso significa
que as aspas dentro da string devem estar escapadas (\"). Isso vale
para links também: <a href=\"site.com\">meu site</a>.

3. O campo

>msgid "*GNUN-SLOT: TRANSLATOR'S CREDITS*"

deve ser traduzido com um espaço em branco, a não ser que você queira
adicionar uma nota. Vejam mais aqui:
https://www.gnu.org/software/trans-coord/manual/gnun/gnun.html#Notes-Slot

4. É importante retirar a marcação de "fuzzy" de uma tradução que
estiver finalizada. Se você ainda tiver dúvidas, deixe a marcação, mas
adicione um comentário explicando suas dúvidas.

5. As traduções devem usar aspas assim: “” (aspas curvas duplas), não
assim "" (aspas verticais). Usar aspas curvas é fácil: em teclados
ABNT2 (com cedilha), no GNU/Linux, basta usar AltGr+v e AltGr+b,
respectivamente.

E é isso! Fiz upload dos arquivos ao repositório Git [0]. Agora eles
precisam ser revistos. A maior parte dos erros acima já resolvi, com
exceção das aspas. Deve ser possível criar uma expressão regular para
substituir todas!

[0]:
http://git.savannah.gnu.org/gitweb/?p=www-pt-br.git;a=commit;h=394dd77c2815741eac926763f419a3be1120a5b3

Abraços,