Re: [lp-br-sp] Serviços oferecidos no libreplanetbr. org

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Serviços oferecidos no libreplanetbr. org
Date: Wed, 11 Dec 2013 02:37:11 -0200

On Wednesday, December 11 2013, Thadeu Lima de Souza Cascardo wrote:

> Ae, turma.

Dae.

> Só pra levantar uma discussão sobre a oferta de serviços pelo grupo.
> Desculpem o email curto por ora, mas escrevo mais depois, quem sabe
> sobre algumas outras mensagens? Acho que o importante agora é discutir e
> refletir sobre o tópico.

Obrigado pelo e-mail.

> [...]
> provemos e-mails a terceiros, com raras exceções, sendo estas pessoas
> bem próximas, armazenamento nunca foi uma preocupação. Mas certamente é
> algo que geraria os maiores custos, se muitos usuários fossem permitidos
> a este serviço.
>
> Enfim, queria colocar um pouco da minha experiência, pra que possamos
> refletir sobre como melhor oferecer esses serviços, a quem oferecer,
> etc. Mas talvez mais importante é responder à pergunta: porque oferecer
> esses serviços, e há forma melhor de agir por essas razões?

Agradeço mesmo pelas sua história!  Obviamente o jabber-br.org é um
exemplo que devemos levar em conta na hora de subirmos nosso próprio
serviço, e nada melhor do que termos um dos idealizadores do projeto no
lp-br-sp :-).

Dito isso, eu acho também importante dizer que, de início, nosso
objetivo, por enquanto, não é e nunca foi o de oferecermos um serviço
Jabber para "a população em geral", como é o caso do jabber-br.org.  Por
enquanto, até por questões técnicas e financeiras, não temos condição de
"concorrer" com o jabber-br.org :-).

Com isso, eu acho legal dizer que eu havia pensado em vários pontos que
você tocou, e pra maioria deles a minha solução foi: "a pessoa vai abrir
um ticket no Trac ou, caso não saiba, vai falar com alguém do grupo".
Isso porque a minha idéia inicial (tal como eu espero ter explicado no
meu outro e-mail) é a de oferecer convites pra pessoas próximas poderem
utilizar o jabber no nosso servidor.  Portanto, necessariamente, as
pessoas que estarão usando nosso servidor conhecerão diretamente alguém
do grupo.

Trocando em miúdos, e considerando cada ponto levantado por você:

1) Uptime/downtime: do jeito que está, IMO, está "bom o suficiente".  Só
lembro de o servidor ter caído uma única vez, durante alguns segundos.
BTW, o librebot é um bom "indicador" disso :-).  E o prosody tem um
footprint de memória baixíssimo, é bastante robusto, e aguenta o tranco.

2) Recuperação de senha: abrir uma conta no Trac, ou, se não souber,
conversar com a pessoa do grupo que o/a convidou, e pedir para ele(a)
fazer isso.  O ideal, claro, seria algo automatizado (i.e., "via web"),
mas no momento não acho que compensa se preocupar com isso.

3) Certificado: realmente é preciso ficar de olho.  Quem criou o
certificado do jabber foi o Panaggio, não me atentei para a data de
expiração, mas não creio que seja recente.  Depois posso olhar.

4) Privacidade: esse é o ponto mais sensível, IMO.  Três pessoas têm
root no servidor, e apesar de não logarmos nada, se eu estivesse de fora
eu ficaria desconfiado, portanto gostaria de dar o mínimo de garantia
"formal" de que realmente nada é logado.

5) Termos de uso/privacidade: conforme eu disse, a idéia (ainda) é fazer
um servidor "dos amigos", e, por enquanto, no máximo "dos amigos dos
amigos".  Se um dia decidirmos aumentar o público-alvo (por que não?),
*certamente* será preciso fazer um termo de uso.  Aliás, poderíamos até
pensar em fazer um agora...

Agora, sobre sua derradeira pergunta: por que oferecer esses serviços, e
há forma melhor de agir por essas razões?

Eu encaro um serviço desse como "utilidade pública", mesmo que limitada,
como no nosso caso.  Acho que é mais uma chance que estamos criando pra
podermos não somente criticar algo, mas oferecer alternativas.  E eu
vejo a oferta de um servidor jabber federado como algo que está
crescendo em importância, dada a decisão do Google de parar de oferecer
isso.  É como se fosse nossa chance de "pescar" alguns usuários
decepcionados do Gtalk...

Se há forma melhor de agir?  Não sei se "melhor", mas certamente deve
haver outras formas.  E eu particularmente estou aberto a sugestões,
claro!  Se você tiver alguma outra idéia pra acrescentar, por favor, não
hesite!  Eu mesmo venho pensando em formas mais efetivas de agir no que
diz respeito à divulgação de SL...

Abraços,