[lp-br-sp] Modelos de negócios baseados em Software Livre

From: Tiago Rocha
Subject: [lp-br-sp] Modelos de negócios baseados em Software Livre
Date: Wed, 15 Jul 2015 20:10:19 -0300

Olá libre-amigos,

Já faz um tempo que estou com vontade de conversar com vocês sobre modelos de negócio baseados em Software Livre, até comentei sobre gravar o librecast que englobasse o assunto.

O assunto ressurgiu pra mim recentemente.
Eu tinha lido um artigo de mau gosto (para dizer o mínimo) na ComputerWord, que acabou sendo compartilhado no BR-(GNU/)Linux e eu também acabei lendo uma meia dúzia de comentários tolos. Por isso hoje acabei tão instigado a discutir o assunto.

Nas diversas conversas que eu vi nessa lista e nos canais do IRC já foram citados diversos modelos de negócios relacionados a software privativo, como por exemplo, freemium, crippleware, freeware e etc. Mas eu particularmente não conheço os modelos positivos, aqueles que são baseados em Software Livre.

Quando eu penso em Software Livre me vêm logo a cabeça a prestação de serviços, como por exemplo, suporte técnico, consultoria, treinamento, personalização de um SL e etc. Mas o que mais há?

--
Tiago Rocha

"É bom tudo aquilo que faço que diminui o meu poder sobre outra pessoa;
é ruim tudo aquilo que faço que aumenta o meu poder sobre ela.”
Antônio Joaquim Severino