[lp-br-sp] Palestra sobre Copyleft - pedido de ajuda

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: [lp-br-sp] Palestra sobre Copyleft - pedido de ajuda
Date: Thu, 7 Jul 2016 11:58:12 -0300

Olá, pessoal.

Minha palestra sobre Copyleft no FISL entrou na grade, estava na lista
de espera.

Como a aprovação veio só recentemente, ainda estou adequando o teor ao
público. Minha ajuda é nessa direção.

Sempre encontrei muitas pessoas no FISL anti-GPL, pro-BSD, etc. E o
volume de projetos licenciados com Apache License não é brincadeira hoje
em dia também. É um dos tópicos que queria abordar.

No entanto, tenho receio de isso virar um confronto e uma guerra de
argumentos, e ir pra esse lado "sozinho" vai ser "fogo". Se eu for pra
esse lado, acho importante praticar o advogado do diabo e encarar alguns
dos argumentos da "oposição".

Ou eu deveria focar no público que não conhece o copyleft tão bem e
tratar mais das questões mais óbvias ou conhecidas, tirar o aspecto de
confronto da conversa? E ainda assim, como alertar o público sobre
aqueles que são anti-copyleft e jogarão mil argumentos para o outro
lado, ainda mais sem endereçar alguns desses argumentos?