Re: [lp-br-sp] SFD Campinas

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: Re: [lp-br-sp] SFD Campinas
Date: Sat, 27 Aug 2016 21:08:41 -0300

Coloquei as listas de discussão www-pt-br-general[coloque um arroba
aqui]gnu.org, discusion[coloque um arroba aqui]fsfla.org,
psl-brasil[coloque um arroba aqui]listas.softwarelivre.org, e
sl-suporte[coloque um arroba aqui]listas.softwarelivre.org como
destinatários desta mensagem pois acho os últimos dois parágrafos dela
muito importantes, ainda mais para os brasileiros.

Caso queiram continuar esta discussão, por favor, criem outro tópico. E
não se esqueçam de colocar as demais listas de discussão como
destinatários

Estou colocopiando esta mensagem para

Hm... "discussão da urna"... deixe-me adivinhar: urna eletrônica?

Se sim, apenas para fins de informação e de fomento a futuras
discussões/debates: É importante notar que o movimento do software livre
é contra o **registro** do voto por meios eletrônicos (esse ato é
geralmente encurtado pelas pessoas usando o termo "voto eletrônico"),
visto que neste caso o que está em jogo é a democracia, e não há como
garantir que o usuário (votante e agência eleitoral) do computador (urna
eletrônica) poderá exercer as liberdades essenciais que advogamos e
mesmo que tais liberdades fossem asseguradas, como seria possível
verificar se o software existente em tal urna corresponde ao software
supostamente livre que a sociedade viu anteriormente (supostamente antes
de votarem)?

O movimento do software livre não é contra a **contagem** dos votos
feita por um computador, desde que seja assistido/confirmado com uma
contagem feita por humanos. Observem a diferença entre as palavras
"registro" (usada no parágrafo anterior) e "contagem".

Eis uma palestra dada por Stallman que discorre sobre o voto eletrônico,
dentre outras coisas (como o fomento/divulgação/ensino da filosofia do
software livre nas instituições de ensino, e **não apenas o uso** de
software livre, seja em ensino fundamental, médio, técnico, superior,
público, privado):
<http://audio-video.gnu.org/video/2013-01-29--rms--valencia.webm#t=1:09:10> (se
teu navegador suportar, a parte "#t=1:09:10" do link deve te levar a
1h09min10s).

A palestra mencionada está sob licença Creative Commons
Atribuição-SemDerivados 3.0, como prova, visite
<http://audio-video.gnu.org/video/> e procure por "Date: January 29,
2013".

Por último, caso queira **parte** dos argumentos sobre as urnas
eletrônicas, eis um artigo no site do projeto GNU sobre como fazer
inclusão digital boa/benéfica e/ou como garantir uma sociedade digital
justa e livre:
<https://www.gnu.org/philosophy/free-digital-society.en.html#voting>
(nota: neste artigo, **não se explica** que a contagem dos votos pode
ser assistida por computadores).

Inclusive, como no Brasil, desde este mês até o início de outubro,
estamos em época de eleições municipais, e por isso vou ver se consigo
fazer meu voto em papel, se não acho que vou justificar meu voto
(gostaria que outros ativistas do software livre fizessem o mesmo, mas
isso é opcional), até porque não moro na cidade onde voto (estou na
cidade ao lado, mas raramente vou para a cidade à qual meu título
eleitoral está definido).

Eu não sei como funciona o processo de justificação, mas caso seja
possível escrever algo, sugiro que escrevam algo para referenciar ao
vídeo que mencionei, no tempo que mencionei. Se quiserem, podemos criar
um tópico para discutir isso em detalhe.