Re: [LibrePlanet-BR] Grupo no riot.im

From: Paulo Henrique de Lima Santana
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] Grupo no riot.im
Date: Tue, 16 May 2017 11:01:45 -0300 (BRT)

Olá,

----- Mensagem original -----
> De: "cascardo" <address@hidden>
>

> Queremos atingir o público que usa exclusivamente WhatsApp? Acreditamos
> que utilizando riot.im (o cliente) e o servidor principal da matrix.org
> vamos captar esse público?

Por coincidência tivemos uma discussão ontem num grupo do telegram  :-) sobre a
questão "lista de emails" x "apps de comunicação".
Sem querer entrar ainda na questão da liberdade, me parece que a questão
central é se os apps estão substituindo as listas como fóruns de discussões.

Eu não tenho dúvidas que para qualquer projeto funcionar, a lista de emails é o
método mais eficiente de comunicação e que elas não vão sumir por tudo aquilo
que foi citado antes. Mas não dá para negar o fato que os apps estão assumindo
um papel bastante relevante como fóruns de discussão. Isso é bom ou ruim?

Pra mim tem dois lados. É bom porque você pode participar de uma discussão em
qualquer lugar usando o seu smartphone ali na hora, com rapidez. Eu por exemplo
pego muito ônibus e enquanto estou "viajando" posso conversar com as pessoas.
Antes eu teria que esperar chegar em casa para participar porque teria que
abrir o email, ler tudo, e responder.
Por outro lado, essa mesma rapidez na conversa faz com que qualquer discussão
vire uma bagunça porque não há uma separação de tópicos. Se estamos discutindo
um assunto e alguém insere outro assunto no meio, fica difícil de acompanhar.
Eu nunca fui um usuário de IRC, mas acredito que a comparação do app com o IRC
é válida, mas o problema do IRC é não guardar o histórico das conversas.

Enfim, eu pessoalmente não acho que devemos rejeitar as novas tecnologias e
ficar apenas no mundinho da lista de emails. Seja para agilizar as discussões,
para trazer novos usuários e contribuidores de SL, não deveríamos ter
pré-conceitos com esses novos métodos de comunicação.

De novo: não estou falando da liberdade ainda, mas apenas se apps,
genericamente falando, são melhores ou não que listas.

> Ou vamos apenas alienar mais ainda as pessoas que continuam realmente
> defendendo liberdade de software e que utilizam serviços maduros, bem
> estabelecidos e cujos defeitos ainda não foram devidamente apontados,
> como listas de e-mail, IRC e XMPP? E continuar espalhando que estes
> serviços não são mais apropriados pras novas gerações?

Não acho que nós (velha geração) estamos espalhando que esses serviços não são
úteis para as novas gerações. São as novas gerações que estão dizendo que não
querem mais usar listas de emails (por exemplo). E aí? Se exclui as novas
gerações? Mudamos nós? Ou tentamos conciliar as duas formas para atender aos
dois públicos?

Independente de ser é whatsapp, telegram ou riot, estamos passando por esse
processo em que apps estão gerando mais tráfego do que listas de emails. Como
lidar com isso?

Abraços,

--
Paulo Henrique de Lima Santana (phls)
Curitiba - Brasil

Apoie a campanha pela igualdade de gênero #HeForShe (#ElesPorElas)
http://www.heforshe.org/pt