Re: [lp-br-sp] Fwd: RetroShare

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: [lp-br-sp] Fwd: RetroShare
Date: Fri, 3 Jul 2015 19:50:18 -0300

On Fri, Jul 03, 2015 at 06:21:45PM -0300, edson duarte wrote:

> não gostei desse (tive problemas que já não lembro mais).

> prefiro p2p também.

Aproveitando a deixa para falar um pouco o que penso de alguns dos
protocolos citados e não citados.

Eu gosto do Tox também. Eles criaram uma biblioteca base, que permite
ter várias implementações de software par (não uso cliente, porque o
modelo não é cliente-servidor). É P2P, e parecem documentar um pouco o
protocolo. A documentação pode deixar um pouco a desejar, mas a
implementação não parece um espaguete ou lasanha também.

> instalei mas não acho que me será útil, a maior parte dos contatos que
> tenho não estão interessados nos problemas de software privativo e por
> isso tenho usado mais o TextSecure que é mais fácil para eles só
> instalarem da Play Store e mesmo assim muitos ainda reclamam sobre ter
> um programa só para falar comigo.

Antes de falar do TextSecure, vou falar do Telegram.

Infelizmente, vejo muitos grupos que defendem idéias próximas, de
compartilhamento de espaços, de trabalho comunitário, de defesa da
liberdade de expressão utilizando o Telegram. Apesar do cliente ser
livre, o código do servidor não é. O que torna o sistema centralizado,
por mais que o conjunto de servidores possa ser distribuído ou não. Isso
também impede federação. Você não pode subir um servidor seu, criar uma
conta e conversar com quem use o "servidor padrão". Infelizmente, o
mesmo parece valer para o Kontalk. E o mesmo vale para o TextSecure.
A vantagem do Kontalk é que utiliza XMPP. Tanto o Telegram quanto o
TextSecure poderiam ter utilizado XMPP para o modelo como funcionam.

O TextSecure, em comparação com o Telegram, tem uma implementação de
servidor livre. Infelizmente, ele ainda segue um modelo centralizado. Há
alegações de que é federado, mas não encontrei uma boa documentação
sobre o protocolo, nem de como subir um servidor capaz de federar. Pra
ser sincero, tentei ler o código dele, e entender melhor como ele
funciona. Sei que ele usa HTTP, daria pra fazer alguma engenharia
reversa e documentar o protocolo. Mas ele também usa SMS para registro
(o Kontalk também), o que eu acho bem criticável.

> [...]
> projeto que tem funcionalidade X melhor que outro projeto e precisamos
> aprender 1234 maneiras de usar 341 programas :/
>
> não tenho ideia se outros pensam isso ou como resolvem esse problema
> mas eu estou bem cansado dessas coisas... hoje falo que uso TextSecure
> e respondo email e ignoro quando me perguntam quando vou voltar para o
> programa Z, não adianta explicar para quem não quer ouvir.
>

> e sobre o retroshare, eu perguntei porque um amigo demonstrou
> interesse e eu achei bem interessante mas com uma quantidade absurda

Não encontrei muita documentação sobre o protocolo do RetroShare, ou sua
arquitetura. E existe uma única implementação.

Seguindo uma linha um pouco diferente, entre outros protocolos
(federados, mas bem documentados, com servidor livre e vários clientes
livres) de que gosto estão o Status.net, o Pump.io e o Tent.io. Seria
muito legal poder integrar os três protocolos. Eu ainda arriscaria
integrar com e-mail. Enfim, vou publicar algumas coisas que comecei a
escrever, sempre reescrevo aqui e ali, tentando encontrar um arquitetura
legal. Sofro um pouco de NIH, eu acho. E o sucesso de qualquer projeto
depende de mais gente contribuindo, então, quero compartilhar com vocês.

É que com minha experiência com o rnetclient e o declara, é necessária
muito mais divulgação e incentivo para pessoas contribuirem.

Abraços.
Cascardo.