RES: [shell-script] Leia o man

From: Julio Cezar Neves - DISB.O
Subject: RES: [shell-script] Leia o man
Date: Mon, 23 Oct 2000 19:19:31 -0300

Julio, eu nao quero entrar em flame com ninguem e concordo q nessa lista ha'
esse diferencial
Na linux-br tmb sempre houve isso...ate' chegar 10 vezes por dia a mesma
pergunta "como monto um cdrom"," como faco um disco de boot", perguntas ja
respondidas e que estavam no historico da lista

Acho q e' muito mais facil jogar uma questao na lista do q ler uma pagina de
manual pois quem responde ja' da uma "receita de bolo".
Mas nesse caso estamos dando o peixe ou ensinado a pescar ?

Abracos,

Victor Pereira, Analista de Seguranca

Claro  Víctor,
acho que vc está coberto de razão, porém tb acho que o famigerado "leia o
man" não diz nada que todos já não saibam e tende a tornar-nos mais
preguiçosos. Lembre-se que é + fácil dar uma resposta como esta do que
colocarmos uma resposta, por vezes complicada, numa msg.

Creio que num caso como o que vc relatou, o melhor seja a omissão de todos
ao invés da resposta default "leia o man".

[]s,
Julio

> [...]
>
> Creio que num caso como o que vc relatou, o melhor seja a omissão de todos
> ao invés da resposta default "leia o man".

bem, tem vezes que o cara está tão perdido que nem sabe o nome da
página de manual... nesse caso ajuda, ou ainda às vezes ela está
numa seção diferente, como "man regex" != "man 7 regex"...

e tem os info tb... eu sempre odiei infos por causa daquela
navegação ecamacs-like dele, mas agora tem o pinfo
(http://zeus.polsl.gliwice.pl/~pborys/) onde a navegação das
páginas info (e páginas de manual tb) se dá igual a no lynx. de
fato, parece mesmo que você está no lynx. esse cara é duas mãos
na roda.

e às vezes é algo tão simples ou óbvio que um simples

    comando --help | grep -i 'palavra que o cara quer'

além de dar a resposta dele, ainda o mostra que o grep pode
facilitar muito sua procura.

ah! só pra fechar, tem o

    man -K 'palavra'

que procura a palavra em todas as páginas de manual...

página de manual são legais e sempre úteis.
uso sed há 3 anos e ainda hoje o "man sed" me ajuda.
e com o esforço do time do ldp-br, muitas páginas estão em
português...

aurélio,
em defesa das páginas de manual injustiçadas &:)

--
s·:(·>(·×^a]×http://www.verde666.org×^[:wq