RES: [shell-script] Leia o man

From: Julio Cezar Neves - DISB.O
Subject: RES: [shell-script] Leia o man
Date: Tue, 24 Oct 2000 09:45:01 -0300

bem, tem vezes que o cara está tão perdido que nem sabe o nome da
página de manual... nesse caso ajuda, ou ainda às vezes ela está
numa seção diferente, como "man regex" != "man 7 regex"...

e tem os info tb... eu sempre odiei infos por causa daquela
navegação ecamacs-like dele, mas agora tem o pinfo
(http://zeus.polsl.gliwice.pl/~pborys/) onde a navegação das
páginas info (e páginas de manual tb) se dá igual a no lynx. de
fato, parece mesmo que você está no lynx. esse cara é duas mãos
na roda.

e às vezes é algo tão simples ou óbvio que um simples

    comando --help | grep -i 'palavra que o cara quer'

além de dar a resposta dele, ainda o mostra que o grep pode
facilitar muito sua procura.

ah! só pra fechar, tem o

    man -K 'palavra'

que procura a palavra em todas as páginas de manual...

página de manual são legais e sempre úteis.
uso sed há 3 anos e ainda hoje o "man sed" me ajuda.
e com o esforço do time do ldp-br, muitas páginas estão em
português...

aurélio,
em defesa das páginas de manual injustiçadas &:)
Grande Aurélio,
tudo em paz amigo? Quem sou eu para vetar o man? Costumo dizer no 1o. minuto
da 1a. aula dos cursos de Programação Shell que leciono, que o único cara
que conhece *tudo* de Shell, é o man. Foi por ele que aprendi Shell, já que
por trabalhar com Unix SVR4, não tenho acesso às outras ajudas que vc citou.

Diria inclusive que é raro o dia que não faço pelo menos uma consulta ao
"pai dos burros" do Unix/Linux, mas na introdução do meu livro (que foi todo
escrito em cima do que aprendi no man), cito que tentei escrever um
"anti-man", isto é, exemplificar bastante todos os comandos, usando uma
linguagem que dê prazer à leitura. Vc há de convir comigo, que legibilidade
e fartura de exemplos não fazem parte das características do man.

Acho que alguma vezes o "leia o man" é inevitável. P. ex., um colega
iniciante que quisesse informações sobre o comando test, com certeza iria
apanhar bastante para descobrir a sua localização dentro do man e não creio
que nenhum de nós teria a paciência que o man tem, de esmiuçar cada uma das
dezenas de opções deste comando. Neste caso, acho que a melhor resposta
seria: "faça man sh e no prompt tecle /test".

Minha intenção não é polemizar ou criar flame, mas tão somente uma tentativa
de abrir os olhos dos colegas para que evitem esta resposta fácil, que em
90% das vezes nada mais é senão um lugar-comum.

Para finalizar - esta vai direta para o Aurélio - o que estou pedindo é:
sed '1,$s/man xxx/o xxx funciona assim:/g' &:)

Xi, acho que falei demais! Um grande abraço para todos,
Julio