Re: [shell-script] renomear arquivos

From: Henrique Limaverde Cabral de Lima
Subject: Re: [shell-script] renomear arquivos
Date: Mon, 13 Nov 2000 11:13:26 -0200 (EDT)

> não manjo muito desses lances, mas acho que você precisa ler o
> programa em disco apenas uma vez. no segundo uso dele, ele já
> está em memória e o kernel checa se esta versão da memória é
> igual a do disco e usa aquele já está carregado. não é assim?
> tipo proxy/cache de internet...
Aurelio,

   Sei que, pelo menos com as bibliotecas dinamicas isso eh o que
acontece. Mas eu nao sei dizer quanto aos programas e bibliotecas
estaticas.
   Tentei extrair mais alguma informacao do sistema, mas acho que nao dah
pra concluir muito... Abri varios bash e o top mostrou:
 PID USER     PRI TSIZE  SIZE  RSS SHARE STAT  LIB %CPU %MEM   TIME COMMAND
6886 hl         0   420  1300 1300   956 S       0  0.0  1.0   0:00 bash
7153 hl         0   420  1272 1268   936 S       0  0.0  1.0   0:00 bash
7145 hl         0   420  1252 1252   928 S       0  0.0  1.0   0:00 bash
7129 hl         0   420  1244 1240   924 S       0  0.0  0.9   0:00 bash
7137 hl         0   420  1244 1240   924 S       0  0.0  0.9   0:00 bash

onde:   significa:
TSIZE   tamanho do codigo do programa
RSS     total de memoria fisica (RAM) usada pelo processo
SIZE    soma dos tamanhos do codigo+dados(heap)+pilha do programa
SHARE   quantidade de memoria compartilhada usada pelo processo

eh interessante notar que:
1. eh possivel que o codigo do bash (420) esteja incluido no SHARE
2. quer esteja, quer nao, tem mais coisa compartilhada por esses processos
3. nao tenho conhecimento suficiente para concluir mais nada.

Bom, como esse eh o tipo de assunto que soh o pessoal de uma lista de
desenvolvedores de Linux (kernel, nao os pacotes GNU) poderia esclarecer,
acho que estou me desviando muito do assunto da lista. Vou parar por
aqui.,,

   []s

            Henrique Lima