Substituir valores em um arquivo

From: Cassiano Sombrio_Hp
Subject: Substituir valores em um arquivo
Date: Fri, 28 Dec 2001 14:29:59 -0200

E aí gurizada,

aproveitando o ensejo, já q eu já quebrei o gelo e mandei o meu primeiro
e-mail, vou pedir ajuda aos universitários do sed.
Tenho um arquivo que contém propriedades de um sistema, e eu preciso trocar
os valores de algumas dessas propriedades, que estão no formato:

<propriedade>=<valor>

Essas propriedades são barbadas de trocar o valor. O problema são as
propriedades que possuem vários parâmetros, que estão no formato:

<propriedade>=\
        <param1>=<valor>,\
        <param2>=<valor>,\
        <paramN>=<valor>

E eu preciso trocar o valor de alguns parâmetros dessa propriedade, e
pretendo fazer algo genérico que seja independente da quantidade de
parâmetros da propriedade. Eu tentei fazer algo do tipo, mas não se o que
colocar no lugar das interrogações.

sed -e '/<propriedade>/,/????/s/param1=.*,/param1=<novo_valor>/'
arq.properties > saida.properties

Tem como colocar, no lugar da interrogações, N linhas após a linha onde está
a <propriedade>?
Alguém vê uma luz no fim do túnel? Talvez outra solução que não seja com
sed?

Agradeço a atenção, abraço a todos,
Cassiano