RE: [shell-script] Verificar arquivos maiusculos !!!

From: Eliphas Levy Theodoro
Subject: RE: [shell-script] Verificar arquivos maiusculos !!!
Date: Mon, 14 Jan 2002 09:43:33 -0200 (BRST)

Rodolfo Villanova_HP, @ 11/01/02 - 18:14:

> Ó grandes mestres,
>
> Meu ambiente Unix aqui é HP-Ux, por isso, nesse ponto minha sinapse trancou
> na estreita passagem entre os dois únicos neurônios.
> Esmigalhando bem para meu cérebro desdentado poder saborear a novidade:
>
> os dois pontos (:) atuam como separador lógico, como em
>
> < comando1 > || < comando2 >   ou em   < comando1 > && < comando2 >
>
> em que o sucesso ou o fracasso resultado da operação do primeiro comando (
> $? ) determina o caminho lógico a seguir ?

Negativo, o ':' é o comando 'true'. Normalmente usado pra esconder a
saída de algum comando, pois todos os seus parâmetros são ignorados e
ele sempre retorna zero (ok).

No caso:

Dir=$1 ; : ${Dir:=.}

a construção ${Dir:=.} significa que:

SE a variável Dir estiver definida,
  retorne o conteúdo
do contrário,
  retorne 'ponto' e atribua a Dir 'ponto'.
endSE :)

Como não interessa pra gente o retorno, usa-se o true. Dava pra ser
feito assim também:

Dir=$1; Dir=${Dir:-.}

Veja a diferença. Aqui usei o :- ao invés do :=

${Var:-Other} == If $Var; then echo $Var; else echo Other; fi
${Var:=Other} == If $Var; then echo $Var; else echo Other; Var=Other; fi

Tem mais, dê uma olhada no info/man do bash/ksh. Tem outras construções,
algumas específicas pro bash2.

Ou seja, se quer economizar caracteres e deixar o código obscurescido,
tem várias maneiras ':P

> Com as devidas considerações de apreço aos grandes sábios, agradeço ;')

quá :P

--
Eliphas

Anyone sending unsolicited bulk email (UBE, SPAM) to this address will
be charged a $25 handling fee plus a $5 network traffic fee per
started kilobyte. By extracting my address from this message or its
header, you agree to these terms.
Nevertheless, spammers trying to auto-extract addresses from this
message will definitely want to include address@hidden, address@hidden,
and address@hidden