RES: [shell-script] Verificar arquivos maiúsculos !!!

From: Julio Cezar Neves - DISB.O
Subject: RES: [shell-script] Verificar arquivos maiúsculos !!!
Date: Mon, 14 Jan 2002 10:27:11 -0300

Grande Rodolfo!
vc esta falando desta sua bela coleção de neurônios como o rapaz apaixonado
falou dos dentes da amada:
- Meu amor, Seus dentes são lindos! Todos dois!!

Agora falando sério, a construção ${var:=val} eu abordo no meu livro. Vc
estava desatento qdo leu. Ela significa o seguinte: se var não estiver
definida ou estiver com valor nulo, ela recebe val, caso contrário permanece
com o valor anterior. Observe estes exemplos:
prompt> var=
prompt> ${var:=1}
ksh: 1:  not found
prompt> echo $var
1
prompt> : ${var:=1}
prompt> echo ${var:=1}
1
Repare que na 2ª linha, apesar do erro, a variável var recebeu o valor 1. se
eu pusesse qq cmd antes da construção como em:
prompt> echo ${var:=1}
1
este erro não ocorreria, creio que por isso o Aurélio (que deve estar
curtindo suas férias) colocou o : a frente de tudo, que é um comando que não
faz nada (equivale ao nop do assembler). Se vc fizer while : terás um loop
eterno e mais eficiente que while true.

Suponha que vc esteja fazendo um script de ftp e ao ler os dados para login
na máquina remota vc ofereça o logname da máquina local como default. Olha
só que uso legal:
echo "Entre com o logname na máquina remota ($LOGNAME)"
read lname
lname=${lname:="$LOGNAME"}

No fragmento de script acima, vc ofereceu $LOGNAME como o valor default. Se
o usuário deu um <enter>, aceitando o valor oferecido, a linha seguinte fez
a substituição necessária, evitando if e etc.

Espero ter tirado a sua dúvida ou pelo menos ter dado uma engordadazinha nos
seus brilhantes neurônios :'). Um abração do amigo,
Julio Cezar Neves.