Re: [shell-script] mail-shell-script

From: Felipe Kellermann
Subject: Re: [shell-script] mail-shell-script
Date: Mon, 28 Jul 2003 15:40:47 -0300 (BRT)

On Mon, 28 Jul 2003 10:26am  -0700, moysespr wrote:

> Há tempo estou interessado em tratar meus emails, in & out, somente
> com shell script, sem sendmail & cia, sem pine & cia. Imagino que
> talvez não consiga fugir do uso de um programa socket, mas quero
> minimizar o uso de quaisquer programas externos.

        Depende. Até consegue fugir, sim. Sem problemas.
        Usa bash? Tem suporte aos devices especiais?
        Em meu diretório de testes, um esboço que fiz há um tempo:

$ cat msh # PS: não tem nada a ver com a m (-: sh
#!/bin/sh -e
[[ "$#" > "2" ]] || { echo "$0: serv/porta para mens [de]"; exit; }
envia() { while [[ $1 ]]; do echo $1; read n; shift; done; }
exec 3<>/dev/tcp/$1 <&3 >&3; read n; echo $n >&2
envia "mail from: ${4-$USER}" "rcpt to: $2" "data" $3"\n."
echo $n >&2

        Envia um e-mail normal. Nada externo, só shell.

> Gostria também de evitar perl e etc., se possível. Por enquanto
> apenas imagino dificuldades com a comunicação. Também é idéia entrega
> direta, sem especificação de servidores SMTP intermediários.

        Entregar localmente, você quer dizer? Uma tarefa assim eu deixaria
para o procmail em modo de entrega (opção `-d') -- até porque isto envolve
privilégios, locks etc: fica simples e seguro de entregar esta tarefa para
ele e você pode então se preocupar com outras tarefas, além de também não
precisar se preocupar com incompatibilidade, ele vai estar disponível.

> Pretendo iniciar experimentos com a operação send. Imagino que
> muitos, pelo menos desta lista, principalmente quem tem a imposição
> de web mail (como eu), apreciariam poder administrar melhor sua

        Webmail é uma idéia bem diferente. Às vezes é um pouco mais chato,
mas certamente também é possível fazer. Só decidir se o objetivo é falar
com as interfaces dos webmails ou com servidores (incluindo dos webmails).

        Tenho uma conta yahoo.com e para pegar eles eu uso uma pequena
ferramenta feita em perl, fetchyahoo. Então formo o conjunto fetchmail e
fetchyahoo, ambos vão acabar entregando para o procmail fazer a filtragem
e a entrega local. Mas manda resultados tchê, :-)

--
Felipe Kellermann