Re: Re: [shell-script] Enviar Um E-mail para Vários Usuários

From: Mateus Caruccio
Subject: Re: Re: [shell-script] Enviar Um E-mail para Vários Usuários
Date: Tue, 19 Aug 2003 20:56:04 +0800

Ola Frederico,

  o for precisa de uma lista de valores para atribuir à uma variavel à cada
volta (iteração) do laço. Essa lista de valores pode estar dentro de uma
variavel:

lista="um dois tres"   # lista de valores
for variavel in $lista
do
  echo $variavel
done

Isso vai executar 3 lacos, em cada um delees o valor de $variavel vai ser um
dos valores de $lista...

Os valores tambem poderiam ser cespecificados diretamente:

for variavel in um dois tres
do
  echo $variavel
done

Entendeu agora ?

No teu caso, tu precisa de uma lista de valores que estao dentro de um arquivo.
Pode fazer de duas formas:

valores="$(cat /meu/arquivo/de/uaurios)"  # le o arquivo e atribui seu conteudo
`a variavel $valores

for user in $valores
do
  echo $user  # mostra cada um dos valores (usuarios)
  # aqui dentro tu pode usar a variavel $user, que vai conter cada um dos nomes
de valores
done

Lembre-se que para fazer um for com mais de uma iteração (laco), os nomes devem
ser separados por \t, [espaco] ou \n (qq um dos valores de $IFS, os separadores
de campo)

[]s

 Mateus