Re: Calculo com horarios

From: César A . K . Grossmann
Subject: Re: Calculo com horarios
Date: Wed, 10 Sep 2003 17:30:24 -0000

--- Em address@hidden, "Rangel, Luciano"
<Luciano.Rangel@a...> escreveu
> Bom dia pessoal
>
> Como poderia calcular o valor de subtração, adição de dois horarios ???
>
>       Ex:             12:10 - 11:20 = 00:50

Transforma a hora em minutos, soma com os minutos, e faz as operações
com os minutos. No seu exemplo:

12h10min -> 730 minutos
11h20min -> 680 minutos

730 - 680 = 50minutos

Se o resultado for superior a 60, então:

horas = resultado div 60
minutos = resultado mod 60

(div é a divisão inteira, retorna apenas a parte inteira do quociente,
e mod retorna apenas o resto da divisão inteira - isto é
pseudo-código, eu não escrevi uma linha de shell script ainda).

Se você quer saber o tempo que tem entre as 23h42min e as 02h33min (do
dia seguinte), por exemplo, então tem que somar 24h ao segundo horário.

Há alguns exemplos disponíveis no Google, como
http://www.injunea.demon.co.uk/pages/page212.htm (se não encontrar a
página, o cache do Google tem ela em
http://216.239.39.104/search?q=cache:etbxdAYaoigJ:www.injunea.demon.co.uk/p=
ages/page212.htm)

> Ps: ja tentei varias alternativas mas não obtive sucesso em nada...

Seria interessante saber o que você já tentou. A gente aprende muito
com os erros, quer alheios, quer nossos mesmo...

[]s
--
Cesar A. K. Grossmann ICQ UIN: 35659423
O Maravilhoso Mundo do Linux 2.6 - Confira a tradução!