RES: [shell-script] Aprimoramento do script de Backup

From: Rodolfo Villanova - TmS Brasil
Subject: RES: [shell-script] Aprimoramento do script de Backup
Date: Fri, 12 Sep 2003 16:52:56 -0300

E aí, Mario!

Nos meus scripts procuro alterá-los o mínimo possível, no que tange à alta
probabilidade de alterações (acréscimos/retiradas) de valores tratados por
ele.
A forma que resolvi adotar é a de preservar a lógica do tratamento dos
valores, mas retirá-los do corpo do script, criando um outro arquivo onde um
usuário qualquer pode acrescentar, retirar ou alterar os tais valores, desde
que obedeçam o padrão/layout do conteúdo desse arquivo externo, que será
lido pelo script.

Por exemplo, essa tua rotina eu a reescreveria da seguinte forma:

while read -r DB ARQUIVO resto
do
  mysqldump -u root -pSENHA $DB > ${ARQUIVO}_$6-$2-$3.sql
done < BDS.txt

O layout do conteúdo do arquivo DBS.txt ficaria assim:

db1  /bkp/extrato
db2  /bkp/advt
db3  /bkp/catalogo_ec
db4  /bkp/mysql

Por questão de portabilidade, pode ser interessante usar um "cat BDS.txt | "
antes do while e alterar a última linha para somente "done".

Provavelmente hajam formas mais otimizadas pra resolver o problema.
Espero ter compreendido bem o teu objetivo.

Att.,
Rodolfo Villanova