Re: [shell-script] Script com dd

From: Mateus Caruccio
Subject: Re: [shell-script] Script com dd
Date: Thu, 18 Sep 2003 22:10:35 +0800

opa,

   utilizabdo o dd diretamente no dispositivo nao tem como fazer, voce vai
pegar sempre o tamanho total do HD/particao. O ideal nessa situacao seria
compactar o sistema de arquivo (e nao o dispositivo, como voce faz). Para fazer
isso eh so usar o tar nas particoes montadas do hda:

$ particoes=$(mount |grep '^/dev/hda'| cut -f3 -d ' ')
$ tar czvf /dev/hdc1/imagem.img $particoes

depois, no recovery basta descompactar a imagem.

caso voce precise da imagem "limpa" (sem tar), pode usar o proprio cp:

$ cp -a $particoes /dev/hdc1/imagem.dir/

depois, no recovery, basta copiar a arvore de volta.

Uma outra solucao, mais hard-core, é criar um arquivo de imagem, montar e
copiar o hda inteiro la pra dentro. assim voce vai ter so um arquivo que pode
ser montado como loopback.

# descobrir quantos MB estao ocupados nos FSs do hda
used=0
for psz in $(df -m | grep '^/dev/hda' | awk '{print $3}')
do
  used=$(($used + $psz))
done

used=$(($used + 5))  # margem de erro

echo "Tamanho total usado em hda: $used"

# criar arquivo de imagem
dd if=/dev/zero of=/algum/lugar/fora/do/hda/image.img bs=1024k count=$used

# criar sistema de arquivo na imagem
mke2fs -F /algum/lugar/fora/do/hda/image.img

# montar a imagem
mkdir /algum/lugar/fora/do/hda/image.mnt
mount -o loop /algum/lugar/fora/do/hda/image.img
/algum/lugar/fora/do/hda/image.mnt

# copiar tudo pra imagem
particoes=$(mount |grep '^/dev/hda'| cut -f3 -d ' ')
cp -a $particoes /algum/lugar/fora/do/hda/image.mnt

# desmontar a imagem
umount /algum/lugar/fora/do/hda/image.mnt

# opcionalmente, compactar a imagem
gzip /algum/lugar/fora/do/hda/image.img

  acho q isso resolve...

[]s