Ajuda

From: Érico Souza
Subject: Ajuda
Date: Mon, 29 Sep 2003 14:34:52 -0300 (ART)

Seria possível alguém do grupo me ajudar em alguns exemplos abaixo, eles estão
resolvidos mas mantenho algumas dúvidas, pois não sei se estão exatamente
corretos

Desde já agradeço

Desenvolva um Shell Script para ler um número, calcular o somatório de 1 até o
número lido, e finalmente, informar o resultado;

#!/bin/bash

echo “ Digite o número “

read num1

soma=0

for i 1 in $num1

do

   soma=`expr $soma + i`

done

echo “ $soma”

Desenvolva um Shell Script utilizando o laço de repetição for, para realizar o
somatório de todos os números ímpares de 1 até 201, e no final exibir o
resultado na tela;

#!/bin/bash

echo “ Somatório do números ímpares de 1 até 201 “

soma=0

for i 1 in 201

do

    If [i mod 2 -ne 0]

    soma=`expr $soma + i`

    fi

done

echo “$soma”

Desenvolva um Shell Scrit para ler o nome e a idade de 10 pessoas e no final
informar a idade e o nome da mais nova e da mais velha;

#!/bin/bash

maiidade= 0                      #maior idade

menidade= 999                # menor idade recebe 999, pois todas as idades
serão menor que 999

while [“ $I ” –le 10]

do

   echo “Digite o nome “