Re: [shell-script] Re:_Exportar_Variavel_para_todos_Usu�rios

From: moysespr
Subject: Re: [shell-script] Re:_Exportar_Variavel_para_todos_Usuários
Date: Sat, 25 Oct 2003 05:43:55 -0700 (PDT)

Com este seu comentário adicional penso ter realmente entendido o que
você deseja: há vários usuários já logados e você quer que em um dado
momento todos eles passem a ter em seu ambiente uma variável com
determinado valor de forma totalmente automática.

Questão muito interessante! Me remete a dúvidas pessoais envolvendo
variáveis globais.

Deve haver outras soluções. No momento só me ocorrem duas:
1. Colocar um comando no cron para ler uma linha de arquivo do tipo
"export var=algo", que seria lida no ambiente de cada usuário com a
frequência que você especificar. :(
2. Ao invés de usár variável (aqui foge ao solicitado) usar leitura
de linha de arquivo. Considero esta a melhor solução, já que
variáveis de ambiente costumam ser usadas em momentos bem específicos
e previsíveis, mas sem detalhes da aplicação real, a viabilidade
disto é uma incógnita.

Em ambas as soluções somente o administrador escreveria no tal
arquivo e os usuários nem precisariam saber dele. Convém lembrar
ainda que os usuários podem alterar o conteúdo da variável no shell
deles (1), mas não poderiam alterar um `cat arquivo` (2) contido no
ponto onde seria lido o valor da variável.

Se a tal variável é usada em outros scripts, me parece a opção 2 ser
ótima solução.