Re:_[shell-script]_Como_gerar_n�meros_aleat�rios?

From: Pablo Fernandes
Subject: Re:_[shell-script]_Como_gerar_números_aleatórios?
Date: Thu, 27 Nov 2003 15:52:56 -0300 (ART)

Joia fernando, muito obrigado :D

mas se, em uma grande sorte a variável $RANDOM gerar o seu inteiro máximo
(32767) vai dar certo?
digamos que eu queria um numero aleatorio entre 5 e 16 (o intervalo entre eles
seria 12 contando com cada um deles).

$ expr $(($RANDOM*12)) / 32767 + 5
se nesse caso $RANDOM for 32767 o resultado disso sairia 17! ou estou errado?
Na calculadora deu 17, mas no shell, o 17 nao sai de jeito nenhum! Pq acontece
isso?

Pablo Fernandes

Fernando Lemes da Silva <address@hidden> wrote:

Utilize a variavel $RANDOM (em maiuscula !!!)... ela gera um numero
aleatorio entre 0 e 32767 (se eu estiver errado me corrijam, por
favor...)... cabe a voce multiplicar o intervalo entre os numeros pelo
numero randomico e dividir por 32767 e somar o primeiro inteiro para obter o
randomico adaptado ao intervalo.

[]'s
Fernando Lemes