Re: [shell-script] bourne again shell

From: Felipe Kellermann
Subject: Re: [shell-script] bourne again shell
Date: Thu, 18 Dec 2003 14:44:50 -0200 (BRST)

On Wed, 17 Dec 2003 6:53pm  -0200, ratmmmam wrote:

> korn shell (ksh)
> atualização do bash

        Provavelmente esta descrição não está correta. Foi a bash que
implementou algumas caracteristicas interessantes da ksh, como alguns
redirecionadores especiais, comandos condicionais, e se eu não estou
enganado boa parte das idéias (especiais) de globbing, também.

> C shell (csh)
> shell padrão no BSD e Xenix

        Não sei, mas acho que o Xenix usava o sh. Ainda tenho aqui um
antigo manual de usuário dele, e apesar de não dizer qual é a shell, eu
posso perceber que não é csh. E por motivos históricos, também seria
estranho se a shell não fosse a sh. De onde tu tirou esta informação?

        E é intessante lembrar que a maioria das funcionalidades que as
shells novas implementaram, como histórico (e todas aquelas modificações
de eventos e elementos), controle de jobs e outras coisas que nós tanto
usamos foram copiadas da csh. Até mais,

--
Felipe Kellermann