Re: [shell-script] bourne again shell

From: Felipe Kellermann
Subject: Re: [shell-script] bourne again shell
Date: Thu, 18 Dec 2003 23:39:17 -0200 (BRST)

On Thu, 18 Dec 2003 6:54pm  -0200, address@hidden wrote:

> "Programação Shell Linux" do Júlio Cezar Neves
>
> se o cara falou besteria no livro dele (será???), peço desculpa a todos
> por ter passado informações incorretas, mas é o que tá lá no livro do
> cara. agora se tá certo ou errado eu não sei, mas que tá no livro do
> cara tá.

        Ainda não vi o livro. Mas fui verificar fontes e encontrei:
        http://stage.caldera.com/cgi-bin/ssl_getmanpage?csh

        O que não é estranho: Já é SCO Unix. Até uma versão SVR3, que foi
uma versão que pegou algumas idéias do BSD (no momento, 4.2BSD). O momento
em que eles "viraram" SCO foi em 1995, mas todos os derivados, desde esta
versão do System V (SVR3, Xenix, SVR4, Unix Ware e SCO) têm uma shell csh.

        A minha referência é o timeline do "The Design and implementation
of the 4.4BSD operating system", do McKusick, Marshall Kirk e outros. Mas
não confunda, não disse que era errado ou certo. O caso do Xenix eu achei
curioso e pedi a fonte para eventualmente poder ler mais sobre o assunto,
e realmente [1]confere. Mas sobre ksh/bash, de fato acho que é um engano.

        Até mais,

        [1] Mesmo assim, ainda pergunto: Era a shell "padrão"? Ou ficou
como a shell padrão para o administrador, apenas? Eu ainda suspeito que
apesar de distribuir, não era a shell "padrão".

--
Felipe Kellermann