Re: [shell-script] Comparacao de diretorios e manipulacao de arquivos.

From: Aurelio Marinho Jargas
Subject: Re: [shell-script] Comparacao de diretorios e manipulacao de arquivos.
Date: Thu, 18 Mar 2004 10:28:47 -0300 (ART)

oi groo,

> Você poderia dar uma explanação ou me indicar documentação para
> o significado desse sinal de ´%´ em
> html=${arquivo%t2t}html
> do seu script?

sim, claro!

primeiro, deixa eu te indicar essa página:
http://aurelio.net/shell/canivete.html

ali tem um resumão dos operadores, estruturas, caracteres
estranhos e outras coisas que a gente sempre esquece ho
bash :)

dentre outras informações, tem a área "Expansão de Variáveis"
e na tabela tem a explicação do %:

     ${var%texto}       Corta 'texto' do final da string

é bem isso mesmo, o % diz para cortar fora um trecho do final
no conteúdo da variável, assim:

   $ echo $PWD
   /home/aurelio

   $ echo ${PWD%lio}
   /home/aure

   $ echo ${PWD%/*}
   /home

as {chaves} servem para agrupar somente, não têm significado.
além de texto normal, também dá pra usar o * e outros
caracteres especiais.

o caractere irmão do % é o #, que corta a partir do início:

   $ echo ${PWD#/ho}
   me/aurelio

beleza?

falou!

=====
--
Aurelio Marinho Jargas - De volta para Curitiba & Conectiva
Apostila Reloaded: PDF - http://aurelio.net/shell/apostila

Yahoo! Mail - O melhor e-mail do Brasil! Abra sua conta agora:
http://br.yahoo.com/info/mail.html