Re: [shell-script] Comparacao de diretorios e manipulacao de arquivos.

From: groo
Subject: Re: [shell-script] Comparacao de diretorios e manipulacao de arquivos.
Date: Thu, 18 Mar 2004 11:25:34 -0300

rules

vlw mesmo

    Eric Anderson
    CPD Via Net SAO
    11-66432800
    11-96427554
  ----- Original Message -----
  From: Aurelio Marinho Jargas
  To: address@hidden
  Sent: Thursday, March 18, 2004 10:28 AM
  Subject: Re: [shell-script] Comparacao de diretorios e manipulacao de
arquivos.

  oi groo,

  > Você poderia dar uma explanação ou me indicar documentação para
  > o significado desse sinal de ´%´ em
  > html=${arquivo%t2t}html
  > do seu script?

  sim, claro!

  primeiro, deixa eu te indicar essa página:
  http://aurelio.net/shell/canivete.html

  ali tem um resumão dos operadores, estruturas, caracteres
  estranhos e outras coisas que a gente sempre esquece ho
  bash :)

  dentre outras informações, tem a área "Expansão de Variáveis"
  e na tabela tem a explicação do %:

       ${var%texto}       Corta 'texto' do final da string

  é bem isso mesmo, o % diz para cortar fora um trecho do final
  no conteúdo da variável, assim:

     $ echo $PWD
     /home/aurelio

     $ echo ${PWD%lio}
     /home/aure

     $ echo ${PWD%/*}
     /home

  as {chaves} servem para agrupar somente, não têm significado.
  além de texto normal, também dá pra usar o * e outros
  caracteres especiais.

  o caractere irmão do % é o #, que corta a partir do início:

     $ echo ${PWD#/ho}
     me/aurelio

  beleza?

  falou!

  =====
  --
  Aurelio Marinho Jargas - De volta para Curitiba & Conectiva
  Apostila Reloaded: PDF - http://aurelio.net/shell/apostila

  Yahoo! Mail - O melhor e-mail do Brasil! Abra sua conta agora:
  http://br.yahoo.com/info/mail.html

aviso.
http://www.listasdiscussao.cjb.net

        Yahoo! Groups Sponsor