RES: RES: [shell-script] agradecimento ao autor Julio Cezar Neves (off-

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: RES: [shell-script] agradecimento ao autor Julio Cezar Neves (off-topic)
Date: Wed, 30 Jun 2004 13:16:09 -0300

Agradeço aos amigos Rodolfo (meu bom amigo Tchê), Marco que com prazer (e
não me cobrou por isso :) conheci no último FISL, Ivan (o grande czar) que
ainda não conheço, mas como tb é do RJ, não faltará oportunidade e a todos
os colegas da lista.

Mas pessoal, fico vermelho de vergonha com todos esses elogios. O que faço é
reproduzir a filosofia à qual aderi de coração e que está levando o Sw Livre
para as alturas, desta forma estou sempre (que posso) disposto a partilhar o
conhecimento.

A grande característica do obscurantismo é que àquela época, somente os
religiosos tinham acesso à leitura e aos livros, passando para o povo
somente o que interessava e da forma que interessasse ao clero. Hoje, na era
do GPL, o moralmente e filosoficamente correto é partilhar o conhecimento.

Para justificar o off-topic, vou esclarecer o que a linha de código que o
Marco Sinhoreli escreveu:

$ diff <(echo "`cat dir1/*`") <(echo "`cat dir2/*`")

Isto foi uma aposta feita com os monges do perl de que escrevia a menor
rotina para verificar se o conteúdo dos arquivos de 2 diretórios seriam
iguais. O que fiz (e provei que Shell foi feito para os preguiçosos :) foi:

$ diff <(echo "`cat dir1/*`") <(echo "`cat dir2/*`") && echo Os diretórios
possuem os mesmos arquivos e seus conteúdos são iguais

A construção <(...) gera um arquivo (/dev/fd/63) que é um named-pipe
temporário e desta forma é aceito pelo diff.

Em tempo: Tchê (meu bom e velho corretor ortográfico), vc tem razão. A
apostila chamava-se "Para Programar em Shell não é Preciso Texaco", mas o
editor não topou publicar um livro com este nome ;( (que acho estar
totalmente de acordo com o conteúdo)

[ ]s a todos e mais uma vez muito obrigado.

Julio Cezar Neves
- Gerente do Programa de Software Livre -
Tel:+55 21 2528-7070 / +55 21 8112-9988
Fax: +55 21 2528-7646