RES: [shell-script] Tadinho do caracter

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] Tadinho do caracter
Date: Wed, 25 Aug 2004 10:44:14 -0300

Fala Alexander,
eu sempre digo que nao se deve perguntar se "da para fazer em shell". A
pergunta que sempre deve ser feita e "qual a melhor maneira de se fazer em
shell".

Fiz por 3 processos diferentes, mas poderia ter feito de mais 3 outras
formas se tivesse usado o cmd cut. Veja a seguir e escolha o melhor para vc.

1o Processo
Var=aabccdddee
i=0
while [ $i -lt ${#Var} ]
do
    echo -n ${Var:i:1}:
    let ++i
done

a:a:b:c:c:d:d:d:e:e:

2o Processo
i=0
for i in `seq 0 $((${#Var}-1))`
do
    echo -n ${Var:i:1}:
done

a:a:b:c:c:d:d:d:e:e:

3o Processo
for ((i=0; i < ${#Var}; i++))
do
    echo -n ${Var:$i:1}:
done

a:a:b:c:c:d:d:d:e:e:

[ ]s,
Julio Cezar Neves
- Gerente do Programa de Software Livre -
Tel:+55 21 2528-7070 / +55 21 8112-9988
Fax: +55 21 2528-7646