Re: [shell-script] Remover arquivos 5 dias antes da data atual

From: MrBiTs
Subject: Re: [shell-script] Remover arquivos 5 dias antes da data atual
Date: Sat, 12 Feb 2005 14:27:04 -0200

> Gostei muito da solucao do MrBiTs. Para arquivos eh muito menos
> complicada do que a eu teria feito.
> Tenho um script que tira entradas antigas de um banco de dados MySQL, eu
> o teria utilizado para fazer
> o trabalho, mas realmente com o find fica bem melhor. De qualquer forma
> o sistema eh o seguinte:
>
> - Associar data (em segundos a partir de 00:00:00 1970-01-01 UTC) ao
> arquivo (no nome) ou a entrada de banco de dados (em um campo)
> - Verificar tempo em segundos atual (date +%s)
> - Efetuar subtração [tempo atual] - [tempo de expiracao em segundos]
> [...]

Interessante a forma de se abordar o assunto. Claro que com o find é bem
mais simples, vc acaba nao necessitando de sistemas externos para fazer
isso.

Somente deve-se ter cuidado ao utilizar esses parametros mtime, ctime e
atime por causa dos conceitos de modificacao do status, acesso e
modificacao do arquivo. Ja vi varias vezes o ctime nao funcionar devido
ao fato de que havia uma rotina que trocava o ownership dos arquivos
todas as noites. Entao ctime era sempre a data da troca de ownership de
TODOS os arquivos, e o cliente teve problemas de espaco em disco.

Com a sua abordagem e um sistema de gerenciamento de backup, isso nao
aconteceria. Se o backup do rapaz gera o arquivo, compacta e nao mexe
mais nele, qualquer parametro [acm]time funcionará sem problemas.

--
       \\|||//
       (.) (.)