Script para verificar usuários ativos.

From: João Salvatti
Subject: Script para verificar usuários ativos.
Date: Wed, 29 Jun 2005 08:44:30 -0300

Olá pessoal da lista,

se possível gostaria que alguém podesse me ajudar na seguinte missão.
Tenho um servidor Debian/Gnu Linux, seu shadow tem mais de 6000 linhas
de usuários, mas tem muita conta inativa ai!!! Quando a gente vai
adicionar um usuário ele demora para checar se o login do novo usuário
não colide com um login exstente no arquivo, por isso queria fazer um
script que pegasse somente os usuários ativos e jogasse para outro
arquivo. Eu sei que a formatação do shadow é a seguinte:

login:senha

sendo essa senha criptografada, para um usuário estar bloqueado dever
haver uma exclamação na frente da senha assim:

login:!senha

ou seja, o script teria que recusar todos estes casos e enviar para o
outro arquivo só os usuários ativos, ou seja, os que não casam com
isso.

Resumindo, será que alguém já não teria pronto um script para fazer
isso? já dei uma pesquisada na net mas não achei nada. Já tentei fazer
um mas também não consegui. Se alguém poder me ajudar eu agradeço.

Falow.

--
João Salvatti