Variável chamando função

From: dhseabra
Subject: Variável chamando função
Date: Wed, 29 Jun 2005 14:16:23 -0000

Caros, estou tentando fazer um script para monitorar algumas portas
no meu server. Estou fazendo do seguinte modo:

- Fiz um menu onde aparece: Status da porta, Start(aplicação
resposável pela porta), Stop, Restart.

O menu fiz atraves de case:
read opt
case $opt in
        1) start ;;
        2) stop ;;
        3) restart ;;
esac

O status aparece atraves desse modo:

echo "Status: $status"

Essa variavel status está do seguinte modo status=stats, esse stats é
uma função que verifica c a porta ta ativa ou não, segue como foi
escrito:

stats() {
/bin/netstat -an | grep porta | grep OUÇA
if [ $? != 0 ] ; then
echo "ATIVO"
else
echo "INATIVO"
fi
}

O que quero saber é o seguinte, c posso fazer uma variavel chamando
uma função e se a resposta da função(ATIVO/INATIVO) vai aparecer no
Status no menu?

Espero ter expressado minha duvida...caso alguem tenha uma ideia
melhor, por favor enviar...

Obrigado
Daniel