Re: [shell-script] redirecionamento ou TMOUT

From: Felipe Kellermann
Subject: Re: [shell-script] redirecionamento ou TMOUT
Date: Fri, 2 Sep 2005 17:23:00 -0300 (BRST)

On Fri, 2 Sep 2005 8:35am  -0700, moysespr wrote:

> [...]
> lrwxrwxrwx  1 root root      4 Aug 31 23:39 /bin/csh -> tcsh
> -rwxr-xr-x  1 root bin  865756 Feb 15  2004 /bin/ksh
> lrwxrwxrwx  1 root root      3 Mar 21 11:21 /bin/rksh -> ksh
> lrwxrwxrwx  1 root root      4 Mar 21 11:21 /bin/sh -> bash
> -rwxr-xr-x  1 root bin  300356 Jun 13 00:02 /bin/tcsh
> -rwxr-xr-x  1 root bin  447324 Sep  3  2004 /bin/zsh
> Quais desses shell poderiam me atender nativamente com TCP e UDP?
> Um find em man zsh não mostrou qualquer citação à string "tcp". :(
> Não desejo realmente trocar de dependência externa, do cat pelo nc.

bash: Com devices especiais, apenas tcp.
ksh: Mais ou menos, com coprocessos, mas depende de ajuda externa.
csh/tcsh: Não, apenas com ajudas externas (coprocessos também).
zsh: Sim, com ztcp, apenas tcp.

Tu não achou nada com um find na man page da zsh porque, por ser um manual
muito grande, foi dividido em pedaços. O primeiro é só a introdução e uma
breve explicação das sub páginas. O ztcp é um módulo, e está descrito na
seção de módulos. Para ler a seção de módulos faça man em zshmodules. Para
visualizar todo o manual de uma só vez, faça man em zshall. O ztcp faz
conexões, fecha conexões, lista conexões, escuta por conexões (o que os
devices especiais bash não podem fazer) e outras coisas.

> reprodutibilidade da estagnação, vou tentar prepar um bashfk com seu patch
> para ver o resultado e estimar o timeout nessa chamada.
>
> Se tiver esse binário disponível publicamente, me passa o link. :)
> Estou com a glibc-2.3.5 .

Não tenho, mas pode aplicar o patch, não há problemas.
Qualquer dúvida entre em contato,

--
Felipe Kellermann