Re: [shell-script] Variáveis dentro de uma variável

From: Marco Sinhoreli
Subject: Re: [shell-script] Variáveis dentro de uma variável
Date: Tue, 6 Sep 2005 15:00:30 -0300

Olá Luis,

>  ----- groups.conf
>  Usuarios_Liberados="$fulano $beltrano"

Neste caso tente criar um array e depois pegar um a um dentro de um laço:
Usuarios_Liberados=($fulano $beltrano)

>  Usuarios_FTP="$fulano $beltrano $ciclano"
Usuarios_FTP=($fulano $beltrano $ciclano)

>  Finalmente: meu problema é que, com a sintaxe acima, a regra para
>  "Acesso_Liberado" sai assim:
>
>  /sbin/iptables -A FORWARD -s $Usuarios_Liberados -d 0/0 -j ACCEPT
>
>  quando o resultado desejado seria:
>
>  /sbin/iptables -A FORWARD -s $fulano -d 0/0 -j ACCEPT
>  /sbin/iptables -A FORWARD -s $beltrano -d 0/0 -j ACCEPT

Pegando uma a uma das variaveis do array no laço:

for ((u=0;u<=${#Usuarios_Liberados};u++))
  do
  /sbin/iptables -A FORWARD -s ${Usuarios_Liberados[$u]} -d 0/0 -j ACCEPT
done

Acho q deste ponto vc já pode criar a sua solução.

--
Marco Sinhoreli