Re: [shell-script] OFF-TOPIC - Modo Gráfico no root

From: Joaquim Azevedo
Subject: Re: [shell-script] OFF-TOPIC - Modo Gráfico no root
Date: Tue, 1 Nov 2005 14:04:29 -0300 (ART)

Quem disse que não tem nada a ver com shell script??

Ao menos no slackware você pode alterar o arquivo /etc/X11/xinitrc
(mesmo sendo um link, pois ele vai alterar o arquivo que você estiver
usando, no caso xinitrc.[kde|gnome])

e antes da linha startkde, ou na do gnome não lembro qual é pois uso
fluxbox... colocar um if verificando qual o usuario!!

if [ "$USER" != 'root' ]; then
   startkde
fi

no meu caso com o flux e inicializando o gkrellm fica

if [ "$USER" != 'root' ]; then
   # Start the window manager:
   gkrellm &
   fluxbox
fi

Melhor ainda seria vc usar o uid pois o do root sempre é zero,
previnindo até algum descuido que porventura permitisse que alguem
modificasse seu uid para zero!

[]'s
Vlws!!
--- Mauricio <address@hidden> escreveu:

---------------------------------
Olá Rodrigo...
Não creio que essa pergunta seja exatamente de shell script mas...
além de desinstalar os pacotes do x server e não dar meios a ele de
instalar de volta não creio que exista nada que vc possa proibir o
root
de fazer... que ele não possa desfazer

:-)

Abraćo
Ricio

Rodrigo Piton wrote:
> Boa tarde.
>
> Por motivos de segurança, gostaria de proibir o
> usuário root de logar no modo gráfico, seja ele gnome
> ou kde.
> Há essa possibilidade?
> Como faço?
>
> Obrigado,
> Rodrigo

> Promoção Yahoo! Acesso Grátis: a cada hora navegada você
> acumula cupons e concorre a mais de 500 prêmios! Participe!
> http://yahoo.fbiz.com.br/

> Esta lista não admite a abordagem de outras liguagens de
programação, como perl, C etc. Quem insistir em não seguir esta
regra será moderado sem prévio aviso.
http://www.listas-discussao.cjb.net

> Links do Yahoo! Grupos

Esta lista não admite a abordagem de outras liguagens de
programação, como perl, C etc. Quem insistir em não seguir esta
regra será moderado sem prévio aviso.
Sair da lista: address@hidden
http://www.listas-discussao.cjb.net

       PUBLICIDADE
var lrec_target="_blank";var lrec_URL=new
Array();lrec_URL[1]="http://br.rd.yahoo.com/SIG=12fruib9p/M=365837.7000707.7924794.2369893/D=brclubs/S=2137111254:HM/Y=BR/EXP=1130870502/A=2950750/R=0/id=flashurl/SIG=10tift5qr/*http://br.movies.yahoo.com/";var
lrec_flashfile="http://br.i1.yimg.com/br.yimg.com/i/br/ads6/0901_lrec_cinema_calendario.swf?clickTAG=javascript:LRECopenWindow(1)";var
lrec_altURL="http://br.rd.yahoo.com/SIG=12fruib9p/M=365837.7000707.7924794.2369893/D=brclubs/S=2137111254:HM/Y=BR/EXP=1130870502/A=2950750/R=1/id=altimg/SIG=10tift5qr/*http://br.movies.yahoo.com/";var
lrec_altimg="http://br.i1.yimg.com/br.yimg.com/i/br/ads6/0829_lrec_cinema_calendario.gif";var
lrec_width=300;var lrec_height=250;

address@hidden

   O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos do
Serviço do Yahoo!.

Joaquim Azevedo
Linux Users #398795
UECE - Ciências da Computação
Larces-NOKIA
Hey you! don't tell me there's no hope at all
Together we stand, divided we fall.