Re: [shell-script] Contar quantidade de espaços em branco em uma string

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Contar quantidade de espaços em branco em uma string
Date: Tue, 1 Nov 2005 15:06:13 -0200

Uma forma seria esta:
echo "a vida eh bela" | sed 's/[^e]//g' | wc -c | xargs -i echo {} - 1 | bc

podes usar assim:

$ tam() { echo "A letra '$2' aparece $(echo "$1" | sed 's/[^'"$2"']//g' | wc
-c | xargs -i echo {} - 1 | bc) vezes na string '$1' " ; }

$ tam "a vida eh bela" e
A letra 'e' aparece 2 vezes na string 'a vida eh bela'